quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como fazer placas de circuito impresso com furos metalizados e qualidade industrial, em casa - Parte 4 – Solução para a eletrodeposição de cobre



recipiente para eletrodeposição de metal (galvanoplastia)


Nos últimos posts mostrei como preparar e usar a solução para ativar as paredes dos furos e torná-las condutoras. Neste post vou mostrar como preparar e usar a solução para eletrodeposição de cobre na placa com a parede dos furos já ativos.

Existem várias formulações para esta solução que podem ser encontradas na internet, esta que vou postar é uma delas, e foi a solução com o qual eu  eu obtive melhores resultados. A solução é praticamente composta por água destilada, ácido sulfúrico, e o sulfato do metal desejado para a deposição. As indústrias geralmente protegem suas formulas a sete chaves, pois dizem que é aí que está o segredo para uma eletrodeposição perfeita. Alguns usam até gelatina na formula como um agente regulador para deixar a deposição mais uniforme, outros usam  polietilenoglicol, ai vai de cada um... vou postar a composição da solução que estou usando atualmente mas fique a vontade para experimentar outras e é claro compartilhar.

- Água destilada – 1000ml
- Sulfato de cobre – 106g
- Ácido Sulfúrico a 33% - 428ml (solução pronta para baterias)
- Ácido Clorídrico a 10% - 2ml
- Polietilenoglicol  (PEG-1500) – 2g
- Propilenoglicol – 2ml

Adicione primeiro a água e o sulfato de cobre. Certifique-se de que ele foi completamente dissolvido na água e então adicione o restante dos componentes seguindo a ordem da lista.

Instale todos os suportes no recipiente juntamente com os eletrodos e coloque a placa no banho lembrando de ligar o polo positivo nos eletrodos de cobre e o negativo na placa de circuito.

Use uma fonte ajustável e com capacidade de pelo menos 5A pois a solução ácida age como se o polo positivo tivesse ligado diretamente ao polo negativo (curto-circuito). Ligue a fonte com a tensão mínima e vá subindo gradativamente. Se a corrente for muito alta a eletrodeposição se tornará áspera e escura. Tente fazer com que todo o processo de deposição dure cerca de 60min para que seja o mais suave e uniforme possível.

13 comentários:

  1. Bom dia Ricardo, há anos procuro por esse ativador, já havia usado ele em um kit de metalizaçao em 1986, só que nunca tive a formula dele, agora acho que vai ficar tudo mais facil graças a você. Porém como tudo não e um mar de rosas, aqui na minha cidade, procurei os reagentes, e as empresas nem tem conhecimento da existência deles. Onde você conseguiu comprar?
    Abraços
    Glauco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco,
      O Hidroxido de Amonio você encontra na farmácia e o usado é a solução com 10% de concentração. O Hipofosfito de Sódio ou de Cálcio você pode comprar na Merse (http://www.merse.com.br), eles entregam para todo o Brasil. O Hipofosfito de cálcio é caro, mas você pode fazê-lo conforme descrito em um dos posts.

      Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.

      Abraço e Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado pela prestatividade, pelo que vi em matéria de preços, fica 8x mais barato produzir o hipofosfito de cálcio do que comprar ele pronto. Mais uma dúvida, a solução que eu usei, tinha mais de 02 anos, essa também aguenta esse tempo?

      Abraços

      Glauco

      Excluir
    3. Olá Glauco,
      Não sei lhe dizer quanto tempo dura.

      Excluir
  2. Ricardo, o que você usou como eletrodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei uma barra de cobre usado para aterramentos residenciais. Cortei em pedaços de 10cm e uso eles. Antigamente eu usava retalhos de placas de circuito.

      Excluir
  3. Ricardo, gostaria de saber qual é a vida útil da solução depois de pronta. Você chegou a tirar alguma conclusão sobre isso?
    É possível reaproveitá-la por mais vezes? Se sim, qual a melhor forma para armazenamento?
    Muito obrigado.
    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu guardo minha solução em local escuro (armário) e estou usando a pelo menos 6 meses sem problemas. Ela não pode ficar exposta à luz e deve ficar em recipiente bem fechado para que a amonia nao saia da solução.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      Você pode encontrar maiores informações neste link: http://engenhariacaseira.blogspot.com/2013/05/como-fazer-placas-de-circuito-impresso.html

      Caso tenha alguma dúvida, por favor poste aqui para que eu responderei assim que puder.

      Excluir
  5. Estou tendo dificuldade de encontrar a solução de bateria com ácido sulfurico. Eu posso diluir o ácido sulfurico com agua destilada a 33%?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Ricardo, gostaria de saber se você tem o ativador pronto para venda, se tiver me passe o preço, desde já agradeço.

    ResponderExcluir