quarta-feira, 19 de junho de 2013

Algumas dicas antes de continuar com as postagens

Pessoal, gostaria de me desculpar por estar a algum tempo sem postar algo de novo. Na verdade aconteceu um problema na empresa e um de nossos fornecedores simplesmente parou de nos fornecer alguns produtos que comercializamos e fui encarregado de desenvolver todos eles em um curtissimo prazo. Em breve estarei postando novamente.

Durante este período aconteceram algumas coisas... muitas pessoas entraram em contato com dificuldade no fornecimento dos reagentes e materiais, portanto foi criada uma página com links de fornecedores. No menu do site acesse Links ou clique aqui. Esta página é atualizada constantemente. Se você leitor conhece alguma loja ou site bacana que não está na minha lista, por favor envie para engenhariacaseira@gmail.com.


Outro ponto que gostaria de alertar e pedir a todos, é o seguinte. Recebi uma proposta de produzir esta solução para comercializá-la, porém nunca foi meu intuito fazer isto. Eu postei toda a formula aqui com a intenção de ajudar a toda a comunidade DIY brasileira, e espero que vocês continuem o ato de divulgar para que ninguém se encoraje em cobrar por ela. Tenho alguns motivos para fazer isto... primeiro eu jamais faria algo ilegal como fabricar ou revender produtos quimicos sem registro ou licença para isto. 

Segundo, não estou interessado em dinheiro, e sim em ajudar a comunidade com projetos mais complexos pois eu tive a mesma dificuldade e não gostaria de ter pago para aprender esta formula. Terceiro, esta formula de domínio público é baseada em uma formula que foi patenteada e se alguém a fizer com finalidade de obter lucros vai se dar mal com o detentor da patente, diferente de usá-la como hobby. Portanto, gostaria que todos aqueles que gostaram do método, que continuem divulgando de forma a desencorajar os oportunistas.


Estou finalizando os projetos na empresa, portanto em breve voltarei a postar o restante do material.


Fica aqui algumas dicas que o proprio Sergiy da Ucrânia, me enviou na semana passada, para melhorar a qualidade no processo de ativação da placa.


Depois de ativar a placa com a solução, deixe ela secar. Isto leva apenas alguns minutos pois o hidroxido de amonio acelera o processo se comparado com agua pura, mas melhora muito o rendimento. Evaporando a água, pode remover o ativador dos furos antes que o hipofosfito de cobre tenha a chance de se decompor e isto irá resultar em defeito.


Outra consideração que ele faz, é que ele diz ter parado de secar a placa antes da ativação, especialmente com guardanapo de papel. Caso ele precise da placa seca, ele leva ela ao forno em 60ºC por alguns minutos e o resultado é consideravelmente melhor.


Abraço a todos e até breve!

4 comentários:

  1. Olá Ricardo,
    estamos na torcida para que você consiga resolver as questões da sua empresa e volte a publicar os posts que são muito úteis para quem quer desenvolver placas com furos metalizados.

    Infelizmente em todo lugar há este tipo de pessoa que quer levar vantagem e ver as outras pessoas se dando mal.

    Isto me lembra os problemas que Dogbert (http://dogber1.blogspot.com) passa, ele cria programas open source para desbloquear a senha da BIOS de notebook e para desbloquear modens 3G que só funcionam com uma operadora. Então alguns espertalhões pegam o programa dele e revendem no ebay e outro sites, ele chama estes caras de shmucks (idiotas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do termo Alan! Shmucks!!!
      Eu também estou ansioso para voltar a postar. Ainda tem muita coisa que preciso passar para o conhecimento de todos.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Ricardo, bom essas dicas extras e seu comportamento de ser claro em passar conhecimento muito raro para o pessoal que quer fazer seus projetos com qualidade e aguardo novos posts e eu estou na compra de materiais e qdo terminar de fazer os testes dou uma resposta como ficou. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde que ainda tem muito o que passar... tem surpresa para todos! Electroless Tin Plating! Estou preparando o material!

      Excluir