sábado, 21 de setembro de 2013

Melhorias no processo de ativação dos furos para a metalização. (Swell-And-Etch)

Pessoal, estou atualmente testando uma solução totalmente química para a metalização dos furos da PCB. A novidade é que o catalizador não usa paládio e sim um outro metal mais em conta. Assim que eu terminar os testes e se os resultados forem positivos, postarei aqui todo o processo bem como a fórmula das soluções usadas.
No processo de metalização química, é necessário preparar a superfície dos furos tornando porosa e para isto atualmente estou usando um método fácil e eficiente chamado "swell-and-etch". Trata-se de amolecer a superfície do epoxi usando um solvente como a acetona e depois remover a parte amolecida usando uma solução forte de permaganato de potássio ou metanol.
O fato é que decidi pegar uma dessas placas que passou pelo processo "swell-and-etch" e ativei com a solução de hipofosfito de cobre. Para a minha surpresa a aderência ficou muito boa e a metalização perfeita!
Caso alguém queira fazer o teste, procure alguma solução a base de acetona na farmácia com concentração de pelo menos 50% e deixe a placa já furada em molho por 15 minutos com o recipiente fechado para que a acetona não evapore. E seguida, retire a placa e tire o excesso de acetona e mergulhe a placa em uma solução com 100ml de água e 1g de permanganato de potássio e deixe por mais 15 minutos. Retire e enxague com metanol ou água. Depois disso é só fazer o processo de ativação normalmente.
O permanganato de potássio pode ser encontrado em farmácias em cartelas com 10 comprimidos de 100mg cada, totalizando 1g por cartela. Mantenha este produto longe da glicerina, pois o permanganato de potássio reage com a glicerina produzindo fogo.

21 comentários:

  1. Que ótima notícia Ricardo,

    Estou ansioso pra saber mais informações sobre este processo e sobre os resultados que você está obtendo.

    Não conhecia este processo "swell-and-etch", parece realmente eficiente. Ele é utilizado inclusive no processo de metalização de plásticos.

    Um abraço,

    Alan

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Existe uma outra alternativa ao "swell-and-etch" que usa ultrasom para tratar a superfície: http://www.lboro.ac.uk/research/iemrc/documents/SecondConference/AC2007.pdf
    Resolvi postar esta informação aqui para ficar registrado, assim poderemos testá-la futuramente. []'s

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Alan,
    É sempre bom ter mais pessoas participando e ajudando o desenvolvimento de metodos novos para facilitar a nossa vida e até para podermos projetar layouts mais complexos em casa.
    Mais uma vez obrigado,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Ricardo,
    Você sabe como fazer galvanoplastia, quais produtos químicos que usa pra fazer por exemplo cromatização amarela, ou os outros tipos de eletrodeposição em materiais metálicos? Pergunto pois vendo seus post, vi que tens bastante afinidade com química.
    Esses dias comprei de vc o dry-film e a mascara de solda, ótimos produtos, só estou aguardando agora vc colocar a venda os outros kits para metalização dos furos.
    Parabéns pelo blog. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, olhei no site da Romaf e tem este outro filme, também recomendado para fotolitos que está disponível em folhas A3 ou A4:

    "Clear Filme Ink Jet
    Filme de Poliéster Clear com tratamento (primer) em uma das faces.
    Ideal para confecção de negativos/fotolitos.
    Formatos: Rolos com 1520 mm – 1300 mm – 1240 mm – 914 mm – 620 mm de largura por 30 mt de comprimento, ou em Caixas A4 e A3 com 50 folhas"

    Valeria fazer um teste. Eu tenho uma Epson com cartuchos recarregáveis e já uso uma tinta com pigmento fotográfico. Vou tentar comprar uma caixa desse filme e fazer uns testes. Depois eu informo os resultados.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo. Alguma novidade nesse novo processo? Outra dúvida. Onde você compra a tinta de máscara de solda e silk, ou você teria para fornecer. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Osmar,
      Para testar este processo eu precisava de sulfato de hidrazina, que na merse custa R$420,00 cada 100g. No fim de semana passado eu consegui sintetizar o sulfato de hidrazina, então estarei testando nos proximos dias. Estou montando um e-commerce com vários produtos, mas os que tenho atualmente estão aqui: http://goo.gl/t8788b
      Abraço

      Excluir
  7. gostaria de saber se posso fazer as placas de electronica e substituir o hipofosfito de cobre por hiposulfito de cobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José. O Hipofosfito de cobre não pode ser substituído.

      Excluir
  8. Boas Ricardo e antes de mais parabens pelo teu trabalho
    Infelizmente aqui em Portugal não consigo encontrar nem o hipofosfito de cobre nem o de Calcio

    Fico sem opções de o fazer :/

    Mas Obrigado Pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas José,

      Em Portugal consegues arranjar tudo, inclusive o hipofosfito de cálcio. Vai a www.mdl.pt/ eles tem tudo o que necessitas. Tens de esperar algum tempo pelos produtos mas tem tudo.
      Eu estou a aguardar por todos os produtos para fazer a solução activadora e a solução para a eletrodeposição.

      Excluir
  9. Olá José,
    Você mesmo pode fazer o hipofosfito de cálcio usando reagentes de fácil acesso no mercado. O hipofosfito de sódio é usado por toda a industria de galvanização, e o cloreto de cálcio também é de fácil acesso. Misturando os dois reagentes em alcool é possível fazer o hipofosfito de cálcio. Leia esta postagem: http://engenhariacaseira.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-placas-de-circuito-impresso_27.html

    ResponderExcluir
  10. A lista é esta correcto ?


    Água destilada...........................................: 50,5 ml
    Metanol.....................................................: 948,0 ml
    Hipofosfito de Sódio Monohidratado.........: 18,32 g
    Cloreto de Cálcio Dihidratado...................: 12,71 g


    Posso substituir o Metanol por outro componente?
    Alem de altamente inflamavel não é mt facil por aqui

    Obrigadão

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo... você pode trocar o metanol por etanol, mas não pode ser o de posto. Caso use o etanol, tente achar o 95%, que tem 5% de água. Neste caso use 1L de etanol 95% e não coloque água pois ele já tem a quantidade necessária.

    ResponderExcluir
  12. Fala Alexandre.
    Muito bacana seu tutorial.
    Você comentou que está vendendo os itens do post.
    Gostaria da Solução para metalização dos furos.
    Aguardo noticias!
    Abraços e parabens!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. OLA ALEXANDRE BOA NOITE COMO VAI TUDO BEM,BOM MEXO COM METALIZAÇAO TENHO MINHA FORMULA BOM USO O ESTANHO ACIDO CLORIDRICO COMO ATIVADOR,ESSA SOLUÇAO QUE APRESENTOU DA ACETONA POSSO PASSAR ANTES DA METALIZAÇAO COM PRATA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior,
      Pode sim, este processo garante que o cloreto de estanho se fixe melhor na parede dos furos.

      Excluir
    2. poderia me dizer as medidas exatas pra eu poder testar desde ja grato

      Excluir
    3. poderia me dizer as medidas exatas pra eu poder testar desde ja grato

      Excluir
    4. e como aplicar com pistolas pois metalizo por asperçao quimica ou terei que mergulahar? poderia me ajudar explicando passo a passo grat alexandre

      Excluir