quarta-feira, 31 de julho de 2013

Acessibilidade aos produtos.

Pessoal, já falei antes que meu intuito é ajudar a comunidade DIY brasileira a melhorar seus projetos, sem tirar vantagem disso. 

O fato é que nem todos tem acesso a alguns materiais como por exemplo o Dry-Film, que é vendido somente em embalagens com 2 rolos e cada embalagem sai em torno de R$758,00 com IPI, tirando o frete. Outros materiais também são pouco complicados como por exemplo a solução ativadora. A pessoa terá que comprar embalagens com quantidades minimas (de alguns produtos) para produzir a solução: 100g de hipofosfito de cálcio, 250g de sulfato de cobre, 1 frasco de sabão líquido, sendo que não usará nem metade disto.

Nesta semana adicionei no Mercado Livre o DryFilm em pedaços para que as pessoas pudessem ter acesso a ele sem precisarem comprar grandes quantidades.

Pensei em fazer também um KIT com todos os ingredientes necessários para fazer a solução, porém, sem alterar nenhum dos produtos. Desta forma não caracterizaria um produto novo, e sim o repasse de produtos já existentes no mercado com suas respectivas marcas. De certa forma este KIT tornaria a solução acessível a muita gente e não teriam que gastar comprando mais do que precisam. Seria cobrado os recipientes, embalagens e o serviço de postagem.

Gostaria que comentassem sobre esta possibilidade, lembrando que a fórmula assim como os fornecedores continuarão aqui no site. Isto seria apenas uma comodidade para aqueles que preferirem receber todos os produtos necessários para preparar a solução, na quantidade certa.

Se a pessoa não quiser adquirir o kit, ela mesmo pode comprar os produtos do fornecedor que quiser como é feito hoje.

43 comentários:

  1. Acredito ser uma ótima ideia e também de grande ajuda para pessoas como eu, que estão "tentando" desenvolver seus projetos, ainda mais quando se trata de placa dupla face! É difícil encontrar todos os produtos em pouca quantidade, por isso um kit desses é valido!

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia Ricardo, estou acompanhando seus tópicos desde o início. Depois, se quiser podemos discutir em divulgar esses produtos no meu blog www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br caso queira. Quero fazer o teste também dessa solução.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, aonde que você compra Metanol? Aqui em Ctba o povo tem mas só vende pra empresa... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metanol é controlado pela policia civil, mas PF pode comprar até 200litros/mes. Eu compro sempre para colocar no carro de arrancada, e por isso tenho tanto contatos aqui em SP como em Ctba. Em SP eu compro na chemco, só procurar no google. Em curitiba, ligue para (41)9992-1676 e fale com o Ricardo, se não me engano ele é de Araucária.

      Excluir
    2. Obrigado Ricardo! Eu liguei para 2 empresas e elas só vendem para pessoas com cnpj... vou ligar para o Ricardo, e dizer que o Ricardo me indicou.. rs.
      E o ácido de bateria, você conseguiu aonde? Eu até achei um cara vendendo o acido sulfúrico 98% no ML, mas eu não quero mexer com algo tão forte... :)
      Obrigado pela ajuda!

      Excluir
    3. Você encontra em auto-eletricas ou auto-peças. Eu compro o 35% e quando preciso do 98%, eu aqueço o 35% (85C) até que toda a água dele evapore e ele fique com 98% de concentraçao. Para verificar a concentração é só pesar ele. O H2SO4 concentrado tem 1,84g/ml.
      Abraço

      Excluir
  4. Legal Ricardo, obrigado. Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo. Eu achei uma tinta uv, sem ser essa bi componente. Será que dá pra usa-la. É a UV TEC 5000, ela cura muito rápido na luz uv e não é muito cara. Outra coisa, eu fiz a fórmula da ativação de furos, e ela não fica com sedimentos, já repeti os passos 7 e 8 duas vezes e nada. O que será que está errado. Quanto ao dry-film, muito bom, consegui fazer um ótimo trabalho com a revelação, sem problemas, só que tenho que resolver a corrosão, pois usei o percloreto aquecido à 40º e corroeu muito rápido, coisa de dois minutos, mas ele atacou o cobre por baixo do filme, preciso fazer de uma outra forma. Devagar eu chego lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Osmar,
      Ja mencionei antes em outro topico, precisa tomar cuidado pois tinta UV não é o mesmo que tinta fotossensível. Geralmente tintas UV curam através de UV... elas não secam... somente quando exposto a UV. Já as tintas fotossensíveis (photoimageable) curam por temperatura porém são fotossensiveis e permitem que se gere uma foto através de exposição UV. Existe a máscara de solda ácido resistente que serve para fazer layouts na placa e não é bi componente e é apenas resistente a ácido, mas nao a temperatura. Já a bi componente é a base de epoxi para suportar altas temperaturas para poder expor a placa, depois da corrosão, ao banho de estanho quente.
      Quanto a formula, primeiro você deve ter certeza de que você está usando hipofosfito de cálcio, e não de sódio. Misture 17g de hipofosfito de cálcio em 100ml de água e espere até que ele se dissolva por completo. Depois de dissolvido, a água ficará incolor e sem nenhum sedimento. Adicione então 30g de sulfato de cobre e mexa sem parar até dissolver o sulfato de cobre. Quando você fizer isso, enquanto o sulfato de cobre se dissolve a solução vai ficando azulada e um pó branco irá se formar depois de uns 3 minutos mexendo. Continue mexendo até que todo o sulfato de cobre se dissolva. Neste ponto o sulfato de cobre reage com hipofosfito de calcio produzindo sulfato de calcio (po branco insoluvel) e o hipofosfito de cobre (soluvel). Depois que todo o sulfato de cobre tiver dissolvido, filtre com coador e se livre so sulfato de calcio... ele pode ser usado como adubo ou na fabricaçao de giz.
      Para corroer, eu uso cloreto de cobre ou sulfato de cobre com ácido clorídrico.Esta solução é reciclável bastando bombear ar dentro dela para restaurar a força. Conforme ela é usada, ela se torna escura... depois de bombear ar ela fica clara. Use 3g para 10ml de HCL a 30%. Outra substância muito boa e nao agressiva para corroer é o persulfato de amônio. A solução fica incolor, ele não é agressivo e não ataca o estanho. Se quiser HCL, coloquei o contato de um fornecedor no menu do site em links.
      Abraço

      Excluir
    2. Obs.: Suspeite do hipofosfito de calcio... lembrando que hipofosfito de sodio nao funciona pois ira formar sulfato de sodio que é soluvel em agua e permanecerá em soluçao ao invés de precipitar como sedimento.

      Excluir
    3. Olá Ricardo. Fiz o hipofosfito de cálcio de acordo com a formula, mas fazendo esse teste que você recomendou, misturei o hipofosfito produzido com 100 ml de água e mexi por muito tempo e tb deixei repousar mas não disolveu na água, ficou tudo no fundo e a água esbranquiçada. Todos os produtos para produzir o hipofosfito foram comprados na Synth e o metanol na Chemco. Não sei aonde errei, pois segui a fórmula a risca. Essa substância que vc usa para corroer é somente esses dois produtos? Obrigado Ricardo.

      Excluir
    4. A unica diferença é que usei água desmineralizada ao invés de deionizada. Seria isso?

      Excluir
    5. Olá Osmar, não acredito que seja isso. Quando se faz o hipofosfito de calcio reagindo o cloreto de calcio com o hipofosfito de sodio em meio a metanol com água, é muito importante tomar cuidado com a secagem do sal. Você não pode secar em altas temperaturas... deve secar no máximo a 50C, se a temperatura for muito alta o hipofosfito se decompõe. Eu seco no forno a 50C. Depois de secar eu uso um pilão para que ele vire pó. Eu acredito que houve a decomposição do seu hipofosfito em ácido hipofosforoso e cálcio, que quando misturado na água forma hidroxido de cálcio e ele á pouco solúvel em água. O hipofosfito de cálcio tem a solubilidade de 16g para cada 100ml de água. Acho que seu problema está na secagem dele.

      Excluir
    6. Olá Ricardo. Realmente, eu deixei muito tempo no forno a 60/70C. Poderia secar ao tempo, ao invés do forno, pois na primeira vez o vapor de metanol se incendiou dentro do forno ai fiquei com medo e eu aquecia o forno a temperatura de 80C, desligava e deixava a porta aberta para secar o sal, por isso deixei muito tempo. Obrigado ricardo

      Excluir
    7. Boa noite Osmar, Olha... eu avisei pra tomar cuidado e jamais usar forno a gás pra fazer isso, pois você transforma o forno em uma bomba. Antes da secagem você deve deixar o sal decantar e eliminar o máximo possível do metanol. Depois, você pode colocar ele sobre um papel filtro ou colocar em um coador para só então espalhar todo o sal em um refratário. Você pode comprar uma lampada spot incandescente de uns 200w, daquelas espelhadas que refletem o foco e usá-la para secar... só não deixe o vizinho ver pois talvez ele chame a polícia achando que você tá refinando drogas em casa... rsrsrs

      Excluir
    8. Obrigado Ricardo. Eu sequei no forno elétrico, mas coloquei o sal meio úmido.
      Agora produzi mais 30g vamos ver se vai dar certo. Obrigado amigo.

      Excluir
    9. Osmar, não hesite em perguntar! Não desista, você consegue! Me mantenha informado e poste os resultados. O hipofosfito de calcio produzido por este método, depois de seco e bem amassado fica fino e leve como talco. Se você quiser purificar ainda mais, da para fazer pelo metodo de cristalizaçao, eu fiz e deu certo, mas nao é necessário. Lembre-se de que o hipofosfito de cálcio é solúvel em água (16,7g para cada 100ml de água).

      Excluir
  6. Ricardo quando vc acha que vai poder disponibilizar o kit, quero fazer alguns testes.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo uma parceria com um distribuidor de produtos... so estou vendo a parte burocratica pois sou pessoa fisica e preciso ver se isso nao vai me causar problemas.

      Excluir
  7. Bom dia Ricardo.
    Seria muito bom que transformasse estas soluções em kit. Normalmente temos o problema da compra por causa da quantidade e depois é mais complicado ainda quando estamos fora dos grandes centros. Moro em Pompéia região de Marília SP. Com estes kits poderíamos deixar os nossos protótipos muito parecidos com os produzidos em série, o que facilitaria a aprovação por parte do cliente. Muito obrigado.
    Luiz Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu poderia fazer isto a qualquer momento, meu receio é de uma fiscalização pegar. Eu nao quero abrir empresa pois este nao é meu foco. Se eu fornecer a solução pronta, não sei se pode gerar problemas para mim, talvez fornecendo um kit com as quantidades certas para o preparo seja menos ruim... só não quero ter dor de cabeça com a justiça.

      Excluir
  8. boa tarde a todos esotu acompanhando os topicos do ricardo e hj chegara meus produtos se alguem tiver ja uma dica inicial agradeço força a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando,
      Sinta-se a vontade... assista os videos e qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  9. A ideia de transformar em kit com as respectivas quantidades é muito boa principalmente por que em muitos locais a uma grande dificuldade de adquirir esses materiais, alem de facilitar pra quem prefere ter os produtos mais a mão

    ResponderExcluir
  10. Também acho legal a idéia do kit, Ricardo! Para quem já mexe com isso, talvez o kit não seja atrativo, mas ajudaria muito o principiante que quer aprender o processo e comprar tudo de uma vez, sem ter muito trabalho de pesquisar e comprar cada produto separadamente. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único receio que tenho é que não sou empresa (e nem pretendo abrir uma), portanto, não sei os problemas que eu teria se comercializasse este kit.

      Excluir
  11. Boa noite amigo! Parabéns pela iniciativa e pelo tutorial-curso! Eu estou querendo produzir poucas placas sem o furo metalizado, e usando apenas o dry film e a plastificadora. Eu pergunto, posso usar percloreto de ferro para corroer o cobre? Ou o dry film não vai suportar o percloreto? No aguardo...Grande abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto! Obrigado pelo elogio! Você pode usar percloreto com dryfilm sem problemas, pois o percloreto é uma solução ácida. Algumas empresas ainda usam o percloreto.
      Abraço.

      Excluir
  12. Olá Ricardo! Primeiramente parabéns pelo site... Estou acompanho seus tópicos a algum tempo, e surgiu algumas dúvidas. Uma delas é na secagem do hipofosfito de cálcio. No seu vídeo você diz para secar a uma temperatura de 60º C, mas em umas de suas resposta acima você diz para secar no máximo a 50º C ! Qual seria a correta? Eu tenho um forno elétrico pequeno que eu poderia estar usando para fazer essa secagem, ai no caso eu deixaria ele ligado até atingir a temperatura de 50º ou 60º C e depois o desligaria da energia para evitar que as faísca gerada pelo termostato faça os vapores do metanol inflamarem, certo? E depois disso? Esse forno poderia ser usado normalmente para aquecer algum alimento? Ou ele ficará contaminado por resíduos do metanol ou outros produtos químicos? Esse forno ainda não foi nem usado estava na caixa e eu retirei e o coloquei na bancada para esse fim. Vou comprar uma laminadora para aplicar o Dry - Film, talvez até o mês que vem eu compre uma... Outra dúvida é para fazer a eletrodeposição de cobre é obrigatório o uso de um oscilador ou funciona também em uma fonte DC regulada ligada direto??? Quando eu tiver todos os equipamentos vou comprar com você o Dry Film, as máscaras de solda e componentes para fazer as placas, antes eu desenhava a mão mesmo com caneta própria comprada em lojas de componentes eletrônicos, uma vez eu cheguei a comprar um kit que usava fotolitos e tintas foto sensível para fazer as placas mas na época as impressoras tinha péssima resolução e a transparência era muito ruim e opaca, eu não consegui fazer trilhas menores que 1 mm. pois ela ficavam falhadas e eu tinha que corrigir com a caneta antes de corroer... Eu fiquei animado com esses processos que você postou, parece ser bem mais prático e eficiente. Existem alguns produtos que você descreve aqui no seu site que talvez eu não os encontre com facilidade por aqui, mas eu fazendo as placas de face simples já será uma grande vitória. Abraços e obrigado pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro! Pode secar a 60C sem problemas. Segundo alguns documentos, o hipofosfito se decompõe com temperaturas acima de 90C gerando fosfina que é um gás altamente toxico. Por conta disso eu uso uma margem de segurança grande. Muitas pessoas nao se importam com o uso de respiradores e outros equipamentos de segurança, por isso sugiro uma temperatura mais baixa. Não que isso substitua os respiradores, mas baixa um pouco o risco de alguém se intoxicar.
      O procedimento que você mencionou do forno está correto. No meu caso eu deixo ligado pois meu forno nao trabalha com termostato, ele trabalha constantemente ajustando a temperatura com PWM, o que evita faísca. O forno pode ser usado normalmente, mas é bom uma limpeza antes.
      Sobre a deposição, você pode usar uma fonte ajustável ao invés do oscilador... mas lembre-se... a deposição toda deverá levar de 45 a 60 min. e nao menos que isso. Se tiver dificuldade em encontrar algum produto, é só falar!
      Abraço!

      Ricardo

      Excluir
  13. Muito obrigado pelas dicas Ricardo! Nessa semana passada eu comprei alguns equipamentos de segurança: Uma máscara respirador com cartuchos de filtros VO e GA, não tinha cartuchos para AM, mas quando eu encontrar vou comprar um também. Um óculos de proteção tipo máscara. Um par de luvas nitrílicas (usada em fabricação de baterias) e Um avental de vinil. A primeira máscara respirador que peguei foi de uma marca nacional que não me lembro qual. Ela não vedava corretamente no meu rosto. Mesmo ajustando os elástico por diversas vezes, não resolvia o problema. Ai voltei na loja e troquei por uma da marca 3M. A diferença de preço é enorme, mas a vedação é perfeita, e como a segurança e a saúde para mim vem em primeiro lugar, acredito que o investimento tenha valido cada centavo gasto. Comprei também algumas vidrarias em uma lojas de produtos para laboratórios aqui mesmo em Araçatuba-SP onde moro, tipo: Beckers, Provetas, Bastões de Vidro, Espátula de Inox e até um Grau com Pistilo, são produtos que achei relativamente baratos. E para pesar os reagentes, eu vou usar umas balanças que eu já tenho aqui. Uma com resolução de 0,1g que pesa até 500g e a outra com resolução de 1g que pesa até 5kg. A minha próxima compra vai ser a laminadora para aplicar o dry film e até o ano que vem vou comprar um ociloscópio, que é um dos poucos equipamentos que eu ainda não tenho na minha bancada. Sempre gostei de eletrônica, mas é só para hobbi mesmo, já trabalhei em oficina de conserto por uns três anos e não quis continuar com a profissão, pois o meu gosto mesmo é por construir alguns equipamentos eletrônicos e não consertar. Obrigado novamente e abraços!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Ricardo.

    Vc está vendendo esse kit com Dry-film?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Ricardo! Na procura pelos reagentes, eu consegui encontrar aqui na minha cidade Sulfato de Cobre II PentaHidratado.
    O Sulfato de Cobre II é diferente de Sulfato de Cobre? Ou pode ser usado tanto um como o outro?
    O Hipofosfito de Sódio Monohidratado e cloreto de Cálcio Dihidratado, ambos PA já comprei.
    O Metanol eu encontro somente o PA no valor de R$ 16,00 o litro, não encontrei o comercial...
    Fiz uma cotação de preço por e-mail na chenco, mas ainda não tive respostas...
    Encontro com facilidade em autopeças a água desmineralizada usada em bateria, essa água serve ou não é pura o bastante? E encontro também a solução de baterias.
    Na embalagem da solução, vem especificado no rótulo:"Teor de Ácido Sulfúrico: densidade 1,265g/cm³ +- 0,005 p/cm³", será que é 35% ácido e 65% água?
    E na loja de produtos de laboratório eu encontrei o Ácido Sulfurico PA (PM 98,08), Esse é concentrado ou diluído?
    Pois não vi nada no rótulo dizendo que é conentrado ou não e a atendente não soube me falar.
    O Cloreto de Estanho II eu encontrei o Dihidratado (SnCl2.2H2O), esse serve se eu aumentar a quantidade de reagente e diminuir a água?
    Ainda não encontrei: Hidróxido de Amônio a 10%, Ácido Clorídrico a 10%, Polietilenoglicol(PEG-1500), e Tioureia, mas fiz cotação nessa loja de produtos p/ laboratórios e estou aguardando um e-mail de confirmação...
    Vendo e revendo os vídeos por várias vezes, apareceu outras dúvidas:
    Uma delas é: Depois de misturar o metanol com água e usá-lo para lavar o hipofosfito de cálcio, eu posso usar o processo de destilação fracionada para reaproveitar esse metanol?
    A outra é: Na produção do Hipofosfito de Cálcio, A equação balanceada da reação entre o hipofosfito de sódio e o cloreto de cálcio produzindo hipofosfito de cálcio, cloreto de sódio e água.
    é: 2 NaH2PO2*H2O + CaCl2*2H2O = (Ca(H2PO2)2) + 2 NaCl + 4 H2O, Certo?
    Então, 2 mol de Hipofosfito de Sódio Monohidratado (2*105,99g = 211,98g) + 1 mol Cloreto de Cálcio Dihidratado (1*147,02g = 147,02g) é igual a: 1 mol de Hipofosfito de Cálcio (1*170,06g = 170,06g) + 2 mol de Cloreto de Sódio (2*58,44g = 116,88g) e 4 mol de água (4*18,015g = 72,06g ou 72,06 ml).
    Só que quantidade dos reagentes usados no vídeo: Hipofosfito de Sódio Monohidratado 18,32g e Cloreto de Cálcio Dihidratado 12,71g não são proporcionais a equação.
    No Processo apresentado no vídeo existem perca desses reagentes? Por isso tem essa diferença nas quantidades?
    Me desculpe pelas perguntas, mas de vez enquando me dá um nó no miolo, rsrsr...
    Só vou começar a fazer essas reações após ter todos os produtos à mão. E outra vez, muito obrigado Ricardo, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro!
      O sulfato de cobre é o II mesmo, está correto. O Metanol eu compro na chemco (www.chemco.com.br). Se nao me engano está R$3,50 o litro, mas so vende bombonas com 50L ou mais.A água desmineralizada para baterias pode ser usada sem problemas. Deionizado, destilado ou desmineralizado tem as mesmas características. A solução de ácido sulfúrico com densidade 1,265g/cm3 tem concentração de +- 31,7%. O fato de estar escrito PA e PM98,08 nao indica a concentraçao, só está informando o peso molecular que é 98,08g. Se a densidade do H2SO4 é 1,835g/cm3 e um litro tem 1000cm3, entao em um litro tem massa de 1.835Kg. Se cada mol de H2SO4 = 98,08g, entao 1,835Kg / 98,08 = 18,7mol. Veja no rótulo se tem algo indicando 18,7mol... se tiver, já sabe que á 98%. A forma mais fácil de obter H2SO4 concentrado é comprar este com concentração de 31% e colocar em um bequer e deixar na chapa quente evaporando. Se colocar 100ml de solução e deixar evaporar, quando tiver +- 34ml saberá que sua concentração atingiu 98%. Cuidado pois acima de 90% o ácido sulfúrico age como desidratante e absorverá a água de qualquer objeto que tocar e esta reaçao gera muito calor. Caso caia em algum lugar, não jogue água... use alguma base como carbonato de sodio.
      O cloreto de estanho, se não me engano na formula já está usando o di-hidratado.
      Se você destilar o metanol poderá usar ele novamente sem problemas.
      No vídeo a quantidade de cloreto de cálcio está um pouco maior mas não devido a perdas e sim a erro mesmo! deveria ser: (18,32 / 170,06 = 0,108M) => (2 * 0,108M = 0,216M) (0,216 * 58,44 = 12,62g) e nao 12,71... porém isso não atrapalha em nada pois o metanol lavará o excendente.
      Não tem problema algum, pode perguntar a vontade que responderei sempre quando puder.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá Ricardo!

      Essa semana chegou alguns dos reagentes que eu havia encomendado: CLORETO DE ESTANHO II OSO, SOL. ACIDO CLORÍDRICO 10% e TIOUREIA P.A. Faltando agora somente o POLIETILENOGLICOL e a SOL. HIDRÓXIDO DE AMÔNIO 10% para completar todos os reagentes. O ácido sulfúrico comprei aquele mesmo que eu havia comentado anteriormente, no rótulo dele encontrei a informação: dosagem maior que 95%. O único problema é que vou usar apenas 50 ml e o vidro vem com 1.000 ml, mas tudo bem, estou fazendo outras experiências e posso usá-lo para outras coisas. No caso do Hipofosfito de Cálcio, nessa formula que você passou anteriormente para encontrar a massa do Cloreto de Cálcio, fiquei com algumas dúvidas: Você dividiu a massa do Hipofosfito de Sódio Monohidratado (NaH2PO2*H2O) usado na formula por um mol de Hipofosfito de Cálcio (Ca(H2PO2)2) que resultou em 0,108 mol de que? De (NaH2PO2*H2O) ou (Ca(H2PO2)2)? Ai depois foi: (2* 0,108M = 0,216M) (0,216 * 58,44 que é a massa molar do NaCL, resultou nos 12,62g de Cloreto de Cálcio Dihidratado (CaCl2*2H2O)). Não consegui entender esse raciocínio. Eu produzi um pouco de Hipofosfito de Cálcio seguindo o seu vídeo e teve uma diferença: A solução de Cloreto de Cálcio dissolvido em metanol ficou levemente esbranquiçado e não incolor igual aparece no seu vídeo, eu fiquei mais de cinco minutos mexendo mas mesmo assim não ficou incolor. Os reagentes usados foram todos PA. O restante aconteceu igual o descrito no vídeo. A única mudança que fiz foi usar um funil analítico com papel filtro em vez de usar o coador de café. No fim após a secagem ele ficou um pó muito fino que nem precisou usar o gral com pistilo para triturar. Existe alguma forma de saber se é realmente Hipofosfito de Cálcio que eu produzi? Não sei se cometi algum erro na execução.
      Muito obrigado pelas informações e Abraço.

      Excluir
    3. Olá Alessandro,

      Em seu último comentário você mencionou que a quantidade de hipofosfito de sódio e cloreto de cálcio não estavam proporcionais a equação. Nem eu sei o que eu fiz na resposta acima que piorei ainda mais! Acho que estava cansado e fiz cagada... falei besteira!

      As quantidades informadas no site estão corretas! Pode se basear nas quantidades informadas. O cálculo é simples.

      Primeiro precisamos saber a quantidade usada em M de um reagente qualquer usado na formula.

      Esta quantidade será determinada por você, no caso peguei como exemplo 18,32g de hipofosfito de sódio. Para achar a proporção em M, devemos dividir essa quantidade pelo peso molecular, que é 105,99g.

      18,32g / 105,99g = 0,17285M.

      A equação diz que para cada 2M de hipofosfito de sodio precisamos de 1M de cloreto de cálcio, então se usaremos 0,172M de hipofosfito de sódio, precisamos da metade de cloreto de cálcio.

      então:

      0,17285M * 147,02 = 25,41g => 25,41g / 2 = 12,7g

      caso prefira

      0,17285 / 2 = 0,0864M => 147,02 * 0,0864 = 12,7g

      Portanto, para cada 18,32g de hipofosfito de sódio precisamos de 12,7g de cloreto de cálcio.

      Quando a usar o pistilo, eu usava pois ficavam alguns gruminhos difíceis de dissolver, mas depois que comprei um misturador magnetico eu também aposentei a técnica. Ontem estive em uma empresa de produtos químicos que vai produzir todas as formulas (ativador, banho de estanho, solução para eletrodeposição, etc) e vai disponibilizar KITs com todos os produtos já prontos.
      Não saberia lhe dizer como testar se o produto é hipofosfito de cálcio, a não ser preparando a solução ativadora e testando. Sobre o cloreto de cálcio ficar esbranquiçado, realmente não sei o que pode ser. Quando eu faço ele também fica, mas depois de deixar alguns minutos em repouso a solução fica cristalina.
      Mais uma vez, desculpe pela confusão da última mensagem.
      Abraço,

      Ricardo.

      Excluir
    4. Pois é Ricardo!

      Eu também fiz um rolo enorme e me confundi completamente quando eu disse que não era proporcional a quantidades de reagentes usados na fórmula. Eu peguei a massa do hipofosfito de sódio dividi por dois, porque na fórmula pedia dois mol e eu queria encontra a relação entre um mol, então ficou: 18,32g / 2 = 9,16g / 105,99g = 0,86423247 mol de hipofosfito de sódio. Depois peguei a massa do cloreto de cálcio e dividi pelo peso molecular, que ficou: 12,71g / 147,02g = 0,86450823 mol de cloreto de cálcio. Por isso que eu disse que não era proporcional. Só que na verdade, acho que não é necessário chegar a essa precisão... Eu fico até feliz em saber que quando não consigo entender uma coisa, é porque realmente não tem o que ser entendido, rsrsrs... Muito obrigado novamente pela respostas. Quando tiver os kits com os produtos já prontos vou comprar para comparar com os que eu conseguir produzir para ver se realmente fiz certo. Eu ainda não consegui comprar o polietileno glicol, será que poder ser usado algum outro produto no lugar? Abraços novamente, Ricardo.

      Alessandro.

      Excluir
  16. pra mim isso será a salvação, alguém que já testou e que pode me passar além da forma certa, apenas a quantidade que vou precisar, estou ansioso por isso e quando pretende ter esse kit pra vender?.

    ResponderExcluir